quarta-feira, 3 de novembro de 2010

QUE DEUS ILUMINE CADA VEZ MAIS A CADA EDUCAR COM SUA PALAVRA.AMÉM

DAVI & GOLIAS - 3 / 3.

DAVI & GOLIAS - 2 / 3.

DAVI & GOLIAS - 1 / 3.

Daniel na cova dos leões - 3 / 3.

Daniel na cova dos leões - 2 / 3.

Daniel na cova dos leões - 1 / 3.

REGRAS DE SALA DE AULA



ABRAÃO & ISAQUE - 3 / 3.

ABRAÃO & ISAQUE - 2 / 3.

ABRAÃO & ISAQUE - 1 / 3.

Ministério Infantíl: Sete coisas do que as crianças precisam

1.  AS CRIANÇAS PRECISAM DE UM SENTIDO, DE SIGNIFICADO:
Os seres humanos necessitam ser notados, apreciados e amados como são, caso devam ter um sentido de significado.  Não conseguiremos viver conosco mesmos se sentirmos que não temos valor ou se gostamos de nós mesmos.
De que forma podemos desenvolver este senso de significado?
1.  Investir no relacionamento conjugal, demonstrando amor um pelo outro diante dos filhos. 
2.  As crianças não devem ser o centro de nossas atenções. 
3.  As crianças devem ser respeitadas em seu processo de maturação, não podem ser forçadas a alcançar posições superiores às suas possibilidades.  Atitudes dos pais que podem gerar complexo de inferioridade nos filhos:
- elogios freq- entes a um dos irmãos;
- ferir o auto-respeito;
- exposição da criança ao ridículo, sarcasmo, zombaria, desprezo.
- Como construir um sentido de significado?
- Elogiar a criança pelos seus pequenos serviços e atitudes.  Como diz Bruno Bettelleim : “A convicção sobre o próprio valor só pode resultar do sentimento que a pessoa tem de que seu trabalho é importante e que ela se desempenha bem dele.”
- Apresentar a criança a outros pelo nome.
- Permitir que a criança fale por si mesma quando alguém lhe faz perguntas.
- Respeitar as opiniões e sentimentos da criança.
- Passar mais tempo com a criança, dando a devida atenção.
- Confiar nelas para que desenvolvam um senso de dignidade.
2.  AS CRIANÇAS PRECISAM DE SEGURANÇA 
Condições que criam insegurança:
1.  Conflitos mal-resolvidos entre os pais que não sabem lidar com as diferenças de opinião.
2.  Mobilidade constante traz dificuldades de ajustamento aos novos locais e pessoas.
3.  Falta de disciplina, de limites estabelecidos.
4.  Ausência dos pais em casa.
5.  Críticas freq- entes provocam sentimento de fracasso e incompetência.
6.  Pais que dão presentes e dinheiro, mas não dispõem de tempo, nem demonstram amor pelos filhos.
7.  Insegurança e ansiedade dos pais.
Condições que criam segurança:
1.  Harmonia, lealdade e comprometimento dos pais em seu casamento.
2.  Certeza do amor dos pais que se concretiza em gestos de afeto.
3.  União na família, para o alcance de metas, gera o senso de estabilidade.
4.  Manutenção da rotina, horário habitual para as refeições e sono.
5.  Disciplina administrada de forma amorosa.
6.  Administração de toque (abraços, colo, carícias, beijos etc.)
7.  Sensação de pertencimento para sentir-se aceita, valorizada e digna de valor.
3.  AS CRIANÇAS PRECISAM DE ACEITAÇÃO
 Assim como a saúde do corpo depende da alimentação e de exercícios físicos adequados, a saúde emocional depende da auto-estima, senso de utilidade, aceitação e valorização.
Por que as crianças sentem falta de aceitação?
- Críticas constantes que geram sentimentos de fracasso, rejeição e desajustes.
- Comparar a criança com outros, em nível de desempenho e competências.
- Querer que as crianças atendam às expectativas da juventude dos pais.
- Superproteger a criança faz com que se sinta incapaz de realizar tarefas.
desenvolvam.  Manter expectativas frustradas, revelando-as aos seus filhos.
O que dá lugar ao sentimento de aceitação?
- A criança deve ser tratada e apreciada como única, ter certeza de que é amada do jeito que é.
- Auxiliar a criança a descobrir o prazer de realizar algumas atividades.
- Permitir que a criança descubra que é amada, desejada e apreciada.
- Aceitar as amizades do filho.
- Manter a sinceridade e não ter receio de revelar suas fraquezas.
- Ouvir os filhos com o coração.
- Valorizar o filho, tratando-o como uma pessoa de valor.
- Contribuir
4.  AS CRIANÇAS PRECISAM AMAR E SER AMADAS 
“A suprema felicidade da vida está na convicção de que somos amados.” (Victor Hugo)
A forma como estendemos amor a nossos filhos afetará profundamente a nossa forma de nos relacionarmos com os outros.  Amar e ser amado produz a sensação de pertencimento que produz a segurança necessária para enfrentar a vida.  Seus filhos sabem que são amados?
- Aprendemos a amar, pois nascemos com capacidade para isto.  Correspondemos ao amor que nos é demonstrado.
- Ensinamos o nosso filho acerca do amor de Deus e da beleza do sexo quando expressamos, diante dEle, o amor pelo cônjuge.
- Demonstramos o amor quando o comunicamos através de palavras e de gestos.
- Amamos quando revelamos o prazer que sentimos na companhia do outro.
- O amor é demonstrado quando demonstramos que confiamos nos nossos filhos.
- Ouvir os filhos é uma das melhores formas de amá-los e termos a certeza de que seremos ouvidos no futuro.
- Este nobre sentimento contribui para compartilharmos experiências, as quais promovem a união, compreensão e comunicação.
- Quem ama, constrói relacionamentos francos e confortáveis, atentando para a verdadeira identidade da criança.
- As pessoas amadas sabem que são mais importantes que as coisas.
5.  AS CRIANÇAS PRECISAM DE ELOGIOS 
Tornamos as pessoas belas quando as louvamos e encorajamos com sinceridade.  Precisamos de calor e ternura para mudar para melhor.  Os nossos problemas de identidade são causados pelas críticas.  O elogio não estraga a criança.  Mas, se ela não o receber, passará a buscá-lo de forma errônea.
- Deve-se elogiar o desempenho da criança e não a sua personalidade, sempre apontando para o progresso e evolução da criança.
- O louvor deve ser dado pelas pessoas que ocupam uma posição privilegiada no cotidiano da criança.  Dessa forma, se promoverá a generosidade, iniciativa e cooperação.
- O elogio deve ser sincero.
- A criança deve ser elogiada pelas ações de iniciativa própria.
- As atitudes dos pais são tão importantes quanto as palavras de ânimo.
6.  AS CRIANÇAS PRECISAM DE DISCIPLINA
 Disciplinar a criança exige sabedoria, paciência e persistência.  Não basta haver amor por parte dos pais.  Os sentimentos de cordialidade, afeição e amor devem ser temperados com conhecimento, compreensão e auto-controle.  Se a criança tiver liberdade ilimitada, certamente se assustará e se tornará insegura.  A verdadeira liberdade será alcançada quando houver limites.  Estes limites devem ser bem compreendidos e colocados em prática.
“1.  Definição de disciplina.  A disciplina é no geral definida como castigo que produz obediência.  Este conceito é muito limitado.  A palavra disciplina deriva de discípulo.  Tanto disciplina como discípulo têm origem no termo latino para pupilo, significando instruir, educar e treinar.  A disciplina envolve a modelagem total do caráter da criança, encorajando o bom comportamento e corrigindo aquele que é inaceitável.  O castigo é a parte da disciplina que fornece uma restrição curta e temporária.
O castigo do mau comportamento não produz automaticamente o bom comportamento.  A disciplina inclui também a responsabilidade dos pais em obter, encorajar, construir o bom comportamento em substituição ao mau.  A disciplina inclui tanto o cultivo como a restrição – dois elementos necessários para a vida.  Um bom jardineiro cultiva e poda suas plantas a fim de obter bons frutos.  As ervas daninhas florescem naturalmente sem cuidado especial.  Treinamento é o que devemos fornecer a nossos filhos.  Ao encarar a disciplina nesses termos mais amplos, compreendemos que os métodos a serem aplicados podem variar muito mais do que pensamos geralmente.  A disciplina inclui tudo que um pai faz ou diz para ajudar seu filho a aprender e desenvolver-se na direção da maturidade.
2.  Propósitos da disciplina.  Os pais devem perguntar continuamente a si mesmos:’Qual o objetivo final que desejo alcançar no treinamento de meus filhos?’
3.  Métodos de disciplina.  A reação da criança à disciplina dos pais tem muito mais significado do que o método usado.”[1] Os métodos de disciplina podem ser resumidos em três categorias:
a) Regulamento – estabelecimento de regras.
b) Imitação – o modelo da criança está nas ações dos pais, do que são, fazem e dizem.
c) Inspiração – resultante da felicidade e satisfação dos pais.
A disciplina e o controle só vão funcionar quando há estrutura de bons sentimentos, afeição e alegria.
Os cinco princípios de disciplina do Dr.  James Dobson:
1.  Desenvolver respeito pelos pais, atentando para os seus princípios religiosos.
2.  Reconhecer que a comunicação no geral melhora depois do castigo.
3.  Controle sem implicância.
4.  Não saturar o filho com excessivo materialismo.
5.  Evitar extremos no controle e no amor.
7.  AS CRIANÇAS PRECISAM DE DEUS 
As primeiras orientações bíblicas para os pais estão em Dt 6.  6-8.
- Os pais devem ter, em primeiro lugar, comunhão com Deus: conhecer o caminho, mostrá-lo e seguir através dele.  A compreensão do amor de Deus, misericórdia, perdão, aceitação e a verdade da Palavra de Deus resultarão do relacionamento familiar.
- O treinamento religioso é responsabilidade direta dos pais.  A colaboração e encorajamento dos pais são os pré-requisitos para o desenvolvimento espiritual da criança na igreja.
Observando o texto bíblico de Sl 78.  1-8, verificamos os três propósitos da instrução:
1.  depositar fé em Deus;
2.  lembrar-se das obras divinas, guardando os seus mandamentos;
3.  impedir o descontrole, teimosia e rebeldia.
- A instrução deve ser constante, contínua.  Até os quinze anos, a criança normal pode fazer até 500.000 perguntas.  A ausência de ensino sobre Deus pode expor a criança a toda sorte de falsos deuses e filosofia.
- A maior parte da orientação é comunicada através do exemplo.
Bibliografia John M.  DRESCHER, Sete necessidades básicas da criança, p.82-3

O FILHO PRÓDIGO - 3 / 3.

O FILHO PRÓDIGO - 2 / 3.

O FILHO PRÓDIGO - 1 / 3.

A LUZ DO MUNDO

Ilustrações:
Faça seis (6) corações de papel cartão com aproximadamente 35cm de comprimento por 33 cm de largura, ou do tamanho adequado para sua classe.  Recorte a parte interna do coração, deixando apenas uma moldura de cerca de 5cm de largura.  Cole papel celofane na abertura, preparando um coração das seguintes cores; amarelo, azul, verde, vermelho e branco.  Cole cartolina preta no sexto coração.  Segure uma lanterna acesa atrás do coração como menciona na lição.  A luz representa o Senhor Jesus Cristo (João 99;5) mas Ele quem brilhar através de todos os que crêem n’Ele.  (Mateus5:16)
Lição:
As vezes, a luz do crente fica distorcida, porque o seu testemunho não é claro.  (Coloque a lanterna acesa atrás do coração amarelo).  Esse coração nos lembra os medrosos.  O Senhor Jesus quer brilhar através da pessoa, mas ela esta sempre “amarela” e pálida, com medo de falar de Cristo aos seus amigos, para não ser zombada por eles.  Um crente covarde não pode levar outras pessoas a Cristo.
Agora (coloque a lanterna acesa atrás do coração azul), o Senhor Jesus quer brilhar através desta vida, também, mas este é o cristão triste.  Vê tudo “azul escuro”, como o céu num dia nublado.  Este tipo de crente murmura e reclama de tudo.  Em João 15:11, Cristo diz que Deus quer que o crente seja cheio de alegria.  Se ele é realmente feliz, outras pessoas vão desejar conhecer o seu segredo e entregarão a vida ao Senhor.
(A seguir, coloque a lanterna acesa atrás do coração verde) Esta é a vida cheia de ciúmes.  E o tipo de crente que fica “verde” de inveja.  Ele quer Ter sempre a ultima palavra.  Desse modo, a luz de Cristo não pode brilhar através dessa pessoa.  (Prov.14:30)
O próximo coração é o vermelho.  Ele fala de pessoas que perdem a calma e ficam vermelhas de raiva.  Pessoas que falam palavras duras que ferem os outros.  Crentes que gostam de detratar os outros, que espalha ódio em vez de amor.  Salmo 37:8.
Como alguém pode ver a luz de Cristo num viver assim?
O coração seguinte é o branco.  Este é o crente sincero e transparente.  Essa pessoa mostra o Senhor Jesus através de uma vida reta e limpa.  As pessoas logo desejam conhecer a Cristo atraídas pelo testemunho desse tipo de crente (l João 1:7).
Que tipo de pessoa é você?  Talvez você se assemelhe a este último.  (Coloque a lanterna atrás do coração coberto com cartolina preta).  Nem um luz brilha em você.  Isso quer dizer que você ainda não conhece a Cristo.  O pecado domina o seu coração.  Sendo assim, peça-lhe para tirar o seu pecado, através do sangue que Ele derramou na cruz do calvário.  Desse modo, você se tornará filho de Deus(João 1:l2).  Depois disso, você poderá viver um vida de pureza e santidade, brilhando por Cristo onde quer que se encontre.
Você é a luz do mundo!  
TEXTO: “Você é a luz do mundo…” Mt 5:14
ASSUNTO: Testemunhando
SINOPSE: Filipe conheceu um homem etíope e lhe falou sobre Jesus.  Este homem se tornou um crente.  (Atos 8:26-40)
Perguntas chaves:
1- Você alguma vez falou de Jesus a outra pessoa? 
2- O que você pensa entende quando ouve a palavra “testemunhando?”
3- Os adultos são as únicas pessoas que podem falar da salvação em Jesus? 
4- Como você ouviu falar de Jesus pela primeira vez?
 Hoje, eu quero lhe contar uma história da Bíblia que é sobre você.  Um dia um homem estava passando na carruagem dele.  Este homem era do país chamado Etiópia.  Esse país localiza-se na África.  Ele era um homem importante, era o responsável por todo o dinheiro do Candace, a Rainha da Etiópia.  Ele estava lendo a Bíblia na carruagem.  Ele estava lendo o livro de Isaías.  Mas este homem teve um problema.  Ele não entendeu o que estava lendo.  Ele precisou de alguém para lhe ajudar a entender.  Ele precisou alguém para explicar o que lia.  Enquanto isso, um anjo apareceu a um dos discípulos de Jesus.  Este discípulo era Filipe.  Você alguma vez ouviu falar de Filipe antes?  Ele seguiu a Jesus e O amou muito.  O anjo disse a Filipe que fosse para uma certa estrada entre Jerusalém e Gaza.  Filipe não foi em um carro ou pegou um ônibus, essas coisas ainda não tinham sido inventadas.  Ao invés disso, ele correu!  Nessa estrada, Filipe viu a carruagem do homem etíope.  Filipe correu para ao lado da carruagem.
 Quando ele viu o que o homem estava lendo, ele perguntou se o etíope estava entendendo.  O homem convidou Filipe para subir na carruagem.  Ele convidou Filipe a explicar as Escrituras para ele.  Filipe explicou que o que o etíope estava lendo em Isaías referia-se a Jesus.  Filipe convenceu o etíope que Jesus é o Messias.  Filipe falou ao homem etíope que ele também poderia ser parte da família de Deus por causa da morte de Jesus na cruz.  O homem etíope ficou muito entusiasmado!  Ele perguntou se ele poderia se tornar um cristão ali mesmo!  Naquele dia ele se tornou um membro da família de Deus.  Neste momento dobre o papel na linha pontilhada.  Dobre as duas linhas pontilhadas para formar a imagem final de uma vela.  Filipe deixou o brilho claro dele lustre para Jesus.  Ele fez isto contando aos outros sobre Jesus, e os convidando a se tornarem da família de Deus.  No início da história eu falei que a história era sobre você.  Nessa história da Bíblia você deve fazer o mesmo que Filipe fez.  Isso porque a Bíblia nos fala que nós somos a luz do mundo.  Deus espera que nós brilhemos nossa luz, como Filipe fez!  Jesus quer que nós compartilhemos as boas-novas com todos as pessoas que nós encontramos.
Material Necessário
1 lanterna
1 lanterna de bolso
1 lâmpada ligada a um fio
1 abajur
1 palito e caixa de fósforos
1 vela grande sobre um castiçal
1 vela pequena de aniversário
1 lamparina Modo de Preparar Disponha sobre a mesa, em fila, as luzes que você têm.  Retire as pilhas da lanterna pequena e coloque-as no final da fila.  Rotule as baterias com a frase “Luz do Mundo” e deixe-as ali até à conclusão da lição.
Mensagem Apresente Mateus 5:14 em suas próprias palavras.
Nem todas as pessoas emitem o mesmo brilho por Jesus, mas todas devem brilhar para Ele de alguma forma.  Estes diferentes objetos emitem alguma forma de luz, mas todos transmitem a luz (demonstre acedendo cada um para que vejam a diferença e deixe as velas acesas).
As lanternas são úteis em diversas circunstâncias porque são portáteis; não necessitam estar ligadas à tomada.  Essa forma de luz nos ajuda em momentos de dificuldade e chega aos lugares mais difíceis, como quando se quer verificar algo debaixo do carro, em um buraco, etc.
O abajur não apenas provê luz para leitura, mas também é uma peça decorativa.  Os fósforos são necessários para podermos acender velas, no caso de acabar a energia.  Claro, a vela de aniversário destina-se estritamente à decoração e celebração.  Ela traz alegria a toda festa.
Este velho lampião provê luz barata quando não há energia.  Muitos de nossos avós e bisavós dependiam desse tipo de luz em seu lar.
Cada cristão também tem uma luz que deve brilhar para um propósito especial.  Vejam, esta lanterna não consegue emitir luz porque não tem aquilo que ela precisa para que a luz apareça.  Assim como a lanterna, nós também não poderemos brilhar sem Cristo, porque “Ele é a luz do mundo” (João 1:4-9).
(Pegue as pilhas e mostre-as enquanto fala.  Coloque-as na lanterna para demonstrar a fonte de energia.  Se desejar, cante com as crianças “Luz Bendita, Luz Gloriosa” ou peça para alguém cantar).
REFLEXÃO A luz foi criada para brilhar.
De nada adianta uma luz se ela estiver apagada, quebrada ou desconectada.
Da mesma forma, de nada adianta viver se não for para “brilhar”.  Você pode fazer a diferença onde estiver.  O seu brilho deve ser percebido através do seu modo de agir, pensar e falar.  É assim que podemos brilhar por Jesus.  Deus criou você para brilhar, por isso, assim como a lanterna depende da pilha para refletir a luz, você deve estar sempre ligado à fonte de energia que é Jesus.
(No final da apresentação, cante com os alunos o hino “Minha pequenina luz”.)
Atividades

ZAQUEU

A Grande Escolha de um Homem Baixinho
 Jesus veio à Terra para ajudar os pecadores como eu a serem justos diante de Deus.
 “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas 19:10 
Debate em família.  Neste trimestre estudamos sobre três coisas que estavam perdidas: uma ovelha, uma moeda e um filho.  Nessas histórias, aprendemos a encontrar pessoas perdidas.  Na história desta semana, o que Deus fez para encontrar Zaqueu?  Que outras coisas vocês acham que aconteceram para mudar Zaqueu, que a história não nos diz?
 0 que Deus estava fazendo o tempo todo para ajudar Zaqueu a mudar?  Atividade em família.  Leiam um ou dois destes textos sobre cobradores de impostos: Lucas 3:12; 5:27-32; 7:29; 15: 1; 18:10.
 Lucas fala sobre essas pessoas porque ele queria mostrar como Jesus era amigo de todos – dos pobres, dos oprimidos e de outros rejeitados pela sociedade.
 Oração em família.  Agradeçam a Deus porque Ele enviou Jesus para encontrar e salvar as pessoas perdidas, como nós.  Peçam-Lhe para ajudá-los a ser como Zaqueu e não como o jovem rico.  Peçam-Lhe para ajudá-los a colocá-Lo em primeiro lugar.  Assim, vocês poderão estar felizes e salvos como Zaqueu.
História Jericó era uma cidade bonita que ficava perto de um vau do rio Jordão.  Um vau é um lugar do rio onde a água é rasa o suficiente para as pessoas passarem.  Assim, quando os viajantes da província de Peréia iam a Jerusalém, na província da Judéia, atravessavam o rio próximo a Jericó.  Havia muitos publicamos, ou cobradores de impostos, em Jericó.  Quando as pessoas viajavam de uma província a outra, tinham que pagar impostos ou taxas.  0 chefe dos publicanos em Jericó era Zaqueu.  Zaqueu ficou sabendo que Jesus e Seus discípulos passariam por Jericó em sua viagem a Jerusalém, onde Jesus morreria, e sentiu muita vontade de vê-Lo, mas a multidão em volta dEle era muito grande e Zaqueu era baixinho demais.  Zaqueu olhou a estrada por onde Jesus teria que passar.  Viu uma árvore perto da estrada.  Correu e subiu na árvore.  Agora podia ver!  Enquanto Zaqueu olhava, a multidão começou a descer pela estrada.  Ele deve ter gostado de ver como Jesus conversava primeiro com uma pessoa e depois com todas as outras.  Deve ter apreciado o modo como Ele as curava e falava sobre o amor de Deus por elas.  Quando a multidão estava debaixo da árvore, Zaqueu viu Jesus olhar para cima.  Ele olhou direto para Zaqueu e disse:
- “Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa.- Lucas 19:5, BLH.  Jesus sabia o nome de Zaqueu!  Ele iria até a sua casa!  Zaqueu não podia acreditar, ele estava tão agradecido pelas palavras de Jesus!  Depressa, obedeceu e desceu da árvore.  Mas as pessoas em volta de Jesus não gostaram.  Elas ficaram zangadas.  Odiavam Zaqueu e gritaram:
-”Este Homem vai Se hospedar na casa de um pecador!” Lucas 19:7, BLH.  Zaqueu morava pertinho de onde João Batista havia pregado.  Ele conhecia a mensagem de João.  Conhecia a mensagem de Jesus.  Mas não havia entregue o coração a Deus até que Jesus lhe disse que iria a sua casa.  Naquele momento, entretanto, uma grande mudança aconteceu no interior daquele pequeno homem.  Ele entendeu que a maneira como estava vivendo não era certa.  Precisava mudar.  Queria fazer isso, e de uma forma que pudesse ser justo diante de Deus e das pessoas que ele havia enganado.  Antes de as pessoas saírem dali, Zaqueu disse:
- Darei metade do meu dinheiro aos pobres.  Se eu tiver prejudicado alguém, devolverei a essa pessoa quatro vezes mais!  Jesus ficou muito feliz em ouvir Zaqueu escolher segui-Lo e disse:
- A salvação veio à casa de Zaqueu hoje.  0 Filho do homem veio para encontrar as pessoas perdidas e salvá-las.  Eu Amo a Palavra de Deus Decore o Verso Áureo e o escreva aqui: Agora, escreva seu Verso Áureo em uma tirinha de papel e cole na corrente do trimestre.  Leia tudo que você escreveu em sua corrente de papel.  Existem multas coisas nela pelas quais agradecer?
 Tire um minuto agora mesmo e agradeça a Deus por essas coisas, especialmente porque Ele enviou Jesus para encontrar e salvar os perdidos.
 Curiosidades Nos dias de Jesus, os cobradores de impostos, os ladrões e os assassinos eram considerados iguais.  Qualquer um deles podia ser impedido de entrar na sinagoga.  Os cobradores recolhiam impostos para Roma, o país que governava a Palestina, onde Jesus vivia.  Na Palestina, os cobradores de impostos judeus eram considerados traidores pelas pessoas dali, porque trabalhavam para Roma.  Levi Mateus, um dos discípulos de Jesus, foi um cobrador de impostos.  Jericó, onde Zaqueu morava, era uma cidade rica e bonita na época de Jesus.  Também era um lugar onde era cobrada uma boa parte dos impostos.  Quando Zaqueu entrou na multidão para ver Jesus, ele se arriscou muito.  As pessoas sabiam quem era ele, e o odiavam.  Aceitar a Jesus transformou tanto a Zaqueu que ele devolveu quatro vezes mais de tudo o que havia roubado.
Fale Sobre Isso
Escreva o Verso Áureo em um pedacinho de papel e enfeite-o com desenhos de moedas, ovelhas e pessoas.  Mostre o desenho a alguém e conte sobre a moeda perdida, a ovelha perdida, o filho perdido e Zaqueu.  Se a pessoa quiser, dê-lhe o papel.  Ou coloque-o na porta da geladeira para lembrar toda a família que Jesus veio para salvar vocês.
Pense Nisto 
Havia uma grande diferença entre Zaqueu e o jovem rico, não é? Esta atividade o ajudará a perceber e entender a diferença. 
Preencha os espaços em branco para formar um quadro que descreva o jovem rico, e outro sobre Zaqueu. Se precisar de ajuda, use as palavras e expressões do banco de palavras. Você pode usar algumas palavras mais de uma vez. 
Banco de Palavras 
Jesus, muito importante, dinheiro, seguir a Jesus, triste. 
1. 0 jovem rico tinha muito _______ 
2. Ele queria ____________ 
3. As outras pessoas pensavam que ele era___________ 
4. Ele pensava que era_____________ 
5.0 _________________ era mais importante para ele do que _____________ 
6. Ele se afastou de Jesus muito ___________ 
Banco de Palavras 
salvo e feliz, Roma, um pecador, judeu, tinha tirado, Jesus, cobrador de impostos. 
7. Zaqueu era um______________ 
8. Ele era ___________________ 
9. Ele trabalhava para ___________________ 
10. Ele queria ver a _____________ 
11. As outras pessoas pensavam que ele era ____________________ 
12. Ele pensava que era um___________ 
13. Ele devolveu mais do que _____________ 
14. Ele levou Jesus para sua casa se sentindo __________________