quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mês da Família

Lição 01: A primeira família


Leitura em família: Gênesis 1:26-31
No ultimo dia da criação, Deus fez a sua obra mais importante: Adão e Eva foram criados a imagem e semelhança do próprio criador. Deus viu tudo que havia feito era muito bom.
Adão e Eva tiveram filhos e filhas com característica bem diferentes. E foi assim que formaram a primeira família.
A família é um presente de Deus, planejada para amar e se ajudar mutuamente!

Recados para os pais
O pecado, até hoje prejudica o plano de Deus para as famílias. Faça uma avaliação da sua vida familiar e descubram onde precisam melhorar, para que vivam conforme os propósitos de Deus.

Lição 02: Uma família prometida - Abraão

Leitura em família: Gêneses 12:1-5
Deus escolheu a família de Abraão para formar o seu povo. Abraão recebeu a ordem de Deus: “sai da tua terra...,” e a promessa: “em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Abraão obedeceu e Deus cumpriu a promessa, dando –lhe uma grande família. E dessa família nasceu Jesus Cristo – o salvador do mundo.
Vós filhos obedecei a vossos pais no Senhor
Recado para os pais
Sua família tem obedecido a Deus? Ele quer guiá- la como fez com a família de Abraão, para ser uma família abençoada e feliz. Por isso, busquem a conhecera vontade de Deus revelada na sua palavra – a Bíblia.

lição 03: Uma família com problemas - Jacó e Esaú

Leituras em família: Gênesis 27 : 30 -41
Isaque, filho de Abraão, casou se com Rebeca. Eles tiveram filhosgêmeos : Esaú e Jacó .
Isaque gostava mais de Esaú, que era caçador; Rebeca gostava mais de Jacó que ficava em casa.
Esaú era o filho mais velho e tinha direito a uma benção especial –odireito da primogenitura. Mas ele vendeu a benção especial para Jacó, por um prato de lentilhas.
Incentivado por sua mãe, Jacó enganou seu pai!!! Que família problemática! Eles ficaram tristes e os irmãos tiveram que se separar por um bom tempo.
versículo chave:
O amor e a verdade devem ser cultivados na família
Recados para os pais
Na família não deve haver filhos e pais prediletos. Descubram as qualidades de cada membro de sua família e valorizem–nas.

Lição 04: IRMÃOS COMPANHEIROS - Moisés

Leitura em família: Êxodo 2:1-10
O povo de Deus era escravo no Egito, e Faraó mandou matar todosos
meninos israelitas que nascessem. Quando Moisés nasceu, sua família ficou preocupada, porque queria salvá-lo. A mãe de Moisés colocou –o num cesto, na beira do rio e Miriã , sua irmã ficou vigiando. A princesa achou o menino e Miriã perguntou –lhese queria que fosse chamar uma israelita para amamentá –lo. A princesa concordou, então Miriã trouxe sua própria mãe para cuidar dele.Quando Moisés era adulto, seu irmão Arão o ajudou a cumprir a grande tarefa que Deus lhe havia dado.
Versículo chave:
Oh! como e bom e agradável viverem unidos os irmãos ! Salmo 133:1
Recado para os pais
Com seus filhos, façam uma avaliação de como tem sido o relacionamento deles, e como podem melhorar, pois é importante que sejam unidos e companheiros.

Lição 05: O perdão na família - História de Gileade


Leitura em família: Juizes 11:1-11e21
Gileade era casado, mas teve um filho com outra mulher, chamada Jefté . Isso causou problemas naquela família. Jeftéfoi expulso de casa pelos irmãos, e foi morar em outra cidade. Depois de um tempo os lideres da sua cidade o procuraram pedindo que Jefté os ajudasse na batalha contra os amonitas.Jefte perdoou e foi à batalha. Deus o abençoou, dando -lhe a vitória !
Versículo chave
Antes , sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos. Efésios 4:32
Recado para os pais
A maior vitória que Jefté conquistou em sua vida não foi contra os amonistas, mas sim quando venceu a dor do desprezo, do abandono, da rejeição, usando a poderosa arma do perdão. Vocês e sua família também serão vitoriosos, toda vez que perdoarem!

Lição 06: O Filho que desobedeceu - Sansão

Leitura em família: Juizes 13: 2-7, 24
Sansão foi consagrado para servi o senhor. Por isso, Deus lhe deu uma super forca. Mas ele não levou sua consagração a serio, e foi desobediente a Deus e a seus pais. Dalila, uma de suas mulheres, o entregou aos inimigos, que cortaram seu cabelo. Sansão perdeu a forca, foi preso e teve os olhos furados. Sansão sai perdendo por ser desobediente, não cumpriu o propósito de Deus para sua vida.
versículo chave:
...eis que o obedecer é melhor -1 Samuel 15:22b
Recado para os pais
Conversem com seus filhos sobre a importância da obediência aos pais (Efésios 6:1-3). Pois quem não obedece aos pais, não obedecea Deus.

Lição 07 Uma família hospitaleira - A história de Sunamita

A Sunamita e seu esposo receberam com alegria o profeta Eliseu em sua casa, e até construíram um quarto para ele.
Além da alegria de ajudar o servo de Deus, o casal foi abençoado, pois Deus realizou um milagre e a sulamita ganhou um nenê.
Depois que o menino estava grandinho, ficou doente e morreu. Deus realizou mais um milagre e o garoto voltou a viver. Quealegria ! A família foi hospitaleira, ajudou o profeta e através disso foi abençoada.
versículo chave:
Não deixem de receber bem aqueles que vem à casa de vocês, pois alguns que foram hospitaleiros receberam anjos sem saber –Hebreus 13:2(NTLH).
Recado para os pais
A hospitalidade deve acompanhar a vida de todos cristãos, pois agrada ao Senhor. Cultivando esta qualidade em sua família, seus filhos aprenderão a ser hospitaleiros através do exemplo.

Lição 08: Tios Bondosos - História de Joás


Joás era órfão, e sua tia Jeoseba o salvou da ma Atalia, avó do menino,que queria matá -lo para ser rainha.
Joseaba o escondeu no templo e cuidou dele. Quando Joás tinha sete anos, com ajuda do tio Joiada, que era sacerdote, se tornou rei.
Ele começou bem seu reinado, pois fez acordo com o povo para adorar so a Deus. Alguns tempo depois, fez consertos na casa de Deus, também. Os tios Jeoseba Joiada foram bondosos. Deus os usou para cuidar e preservar a vida do órfão Joás, que se tornou rei e fez grandes mudanças no reino.
Versiculo chave: 
Tu (Deus ) tens sido o defensor do órfão – Salmo 10:14c.
Recado para os pais
A sua família deve ser usada por Deus para ajudar às pessoas necessitadas. Conversem com seus filhos como e quem podem ajudar.


Lição 09: A família de Jesus

Leitura em família: Mateus 13:53-56; Lucas 2:51,52; João 19:25-27
Jesus também tinha uma família. Sua mãe chamava –se Maria, e opai que cuidou de Jesus aqui na terra era José.
Jesus tinha irmãos: Tiago, José, Simão e Judas, e irmãs mas a Bíblia não conta o nome delas.
Jesus ajudou o seu pai, José, na carpintaria. Ele era muito obediente a seus pais. Até na hora da morte se preocupou com sua mãe e pediu para João, o discípulo amado, cuidasse dela.
Versículo chave:
Você também pode fazer parte da família de Jesus, se aceitá - Lo como Salvador. João 1:12.
Recado para os pais
Vocês fazem parte da família de Jesus? Já o aceitaram como Salvador? É uma decisão que cada membro da família precisa fazer. E depois que Jesus é o Salvador, Ele que ser o senhor de sua família. É importante obedecer a Deus em toda e qualquer situação.

Lição 10: Uma família abençoada - Zacarias e Isabel


Leitura em família: Lucas 1:5-14, 18-20; 3:21-22
Zacarias era sacerdote. Ele e sua esposa Isabel, amavam a Deus e eram fieis a ele. Eles já estavam velhinhos e não tinham nemum filho.
Certa vez, quando Zacarias estava no templo, apareceu o anjo Gabriel e disse que ele teria um filho, com o nome de João que teria uma tarefa especial. Zacarias não acreditou, e por isso ficou mudo! Zacarias e Isabel ficaram felizes com o nascimentodo filho. Eles foram abençoados! João Batista falava sobre oarrependimento e testemunhava de Jesus. Ele batizava as pessoas no rio e ate batizou Jesus!
Versículo chave:
O senhor te abençoe e te guarde – Números 6:24

Recados para os pais
Compartilham com seus filhos sobre as bênçãos que sua família já recebeu. Não esqueça de orar a Deus agradecendo por cada uma delas.

Lição 11: Uma família amiga - Ressureição de Lázaro

Leitura em família Lucas 10:38 -42 ; João 11:43 e 44
Sempre que Jesus ia a Betania, ficava hospedada na casa dos irmãos : Marta, Maria, e Lazaro .
Como eles gostavam de receber Jesus em! Marta queria deixar a casa arrumada e fazer uma comida gostosa. Maria gostava de ficar aos pés de Jesus, ouvindo os seus ensinamentos.
Certa vez, Lázaro ficou doente e morreu. Mas Jesus, que o amava muito, fez um milagre, e Lázaro voltou a viver. Jesus foi o melhor amigo daquela família tão querida!
Versículo chave:
Jesus quer ser o melhor amigo da nossa família (João 15:15)


Recados para os pais
Reflitam como sua família pode ser amiga de Jesus. O primeiro passo e te- lo como salvado e senhor. E necessário tambémobedece –lo sempre (Jo15:14.

Lição 12: Uma família que viu um milagre - Filha de Jairo

Leitura em família :Marcos 5:22-24,35-42
Jairo era chefe da sinagoga. Sua filha estava muito doente. Ele foi procura Jesus, para que a curasse. Jesus foi com Jairo para sua casa, mas no caminho foram avisados que a menina havia morrido. Jesus desafiou Jairo a continuar crendo nele. Chegando a casa, Jesus pegou na mão da menina e disse: menina, eu te mando, que levante-se! A menina voltou a viver! Como a família ficou feliz ao ver aquele milagre de Jesus!
versículo chave:
Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suaspromessas –Lucas 1:37.
Recados para os pais
Como é bom saber que Deus se importa conosco e ajuda a nossa família quando passa por dificuldades. Não diga que você tem um grande problema, mas diga para o problema que você tem um grande Deus.

Lição 13:UMA FAMILIA AJUDADORA


Leitura: Filemom 1-12
Filemom era um homem bom, amava Deus , ajudava os crentes e falava de Jesus. A igreja se reunia em sua casa. Como a família dele era ajudadora! Certa vez, Onésimo, escravo deFilemom, fugiu. Depois de um tempo, Onésimo voltou trazendo uma carta de Paulo, contando sobre sua conversão, e pedindo para que Filemom o recebesse de volta. É um privilegio ajudar as pessoas!
Versículo chave:
E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei –oem nome de Jesus ...-Colossenses 3:17 início
Recado para as tias:
A tua família também pode ser ajudadora. Conversem com seus alunos como podem servi ao senhor e ajudar as pessoas.


Nenhum comentário: